domingo, 7 de novembro de 2010

Meditação retarda o envelhecimento celular


 

Encurtamento dos telômeros é cerca de 30% menor

Os benefícios psicológicos da meditação são capazes de reduzir o envelhecimento, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a meditação promove mudanças psicológicas positivas, que resultam em melhoria geral da saúde, como uma maior capacidade da pessoa para lidar com o estresse e manter a sensação de bem-estar.

O estudo chegou a essa conclussão depois de avaliar que a meditação aumenta diretamente a atividade da telomerase, uma enzima importante para retardar o envelhecimento celular e que age reconstruindo e alongando os telômeros. Os telômeros são sequências de DNA localizados na porção final dos cromossomos, que tendem a ficar mais curtos a cada vez que uma célula se divide. Isso se relaciona ao envelhecimento celular, pois quando os telômeros ficam abaixo de um comprimento crítico, a célula pode não mais se dividir corretamente e eventualmente morre. 







A equipe de pesquisadores mediu a atividade da telomerase em participantes de um projeto de meditaçao com duração de três meses. A atividade da telomerase foi de cerca de um terço maior nos glóbulos brancos do sangue dos participantes que tinham completado o retiro do que em um grupo que não meditava.

Os participantes do retiro também apresentaram maior satisfação psicológica como controle sobre a própria vida, atenção e planos. Além disso, eles também tiveram diminuição de emoções negativas. 
Benefícios da meditação
Na vida moderna às vezes qualquer pequeno incômodo pode nos tirar do eixo e aumentar os o estresse diário. A meditação ajuda não só a relaxar, mas a criar forças para lidar com as peripécias do dia a dia. Confira outros benefícios da meditação, não importando a técnica que você adote.

Mais tranquilidade: a frequência dos batimentos cardíacos diminui e a respiração entra em sintonia com o restante do corpo, que reage mantendo-se mais calmo. O estado meditativo é caracterizado por uma atenção profunda, mas observadora. "São benefícios que ajudam a contornar os problemas no trabalho, em casa e, por que não dizer, os de ordem pessoal?", de acordo com a psicóloga transpessoal Ana Maria Cabrera.

Concentração: meditando, você aumenta o seu poder de concentração e a capacidade de permanecer atento quando realiza alguma atividade. Consequentemente, suas tarefas no trabalho, por exemplo, vão ficar mais produtivas.

Menos ansiedade: a pessoa que medita regularmente lida com o estresse de modo a romper a espiral da reação de enfrentamento ou fuga. Ela relaxa com muito mais frequência do que a que não medita, após a superação de um desafio.  

Um comentário:

  1. Cláudia

    Gostei do texto e aprecio o tema.
    Tens sugestões de exercícios de meditação?
    Obrigada
    Vânia

    ResponderExcluir