sábado, 17 de abril de 2010

Origem: Yoga e Xamanismo Siberiano








O Yoga é um conceito que se refere a um movimento cultural de disciplinas físicas e mentais que se desenvolveu ao longo de milênios na região da Índia, adquirindo projeção mundial e tendo hoje milhões de praticantes e várias vertentes. Está associada a práticas meditativas do hinduísmo, budismo e taoísmo.

Usualmente a palavra Yoga costuma ser traduzida como união, pois deriva da raiz sânscrita Yuj (unir, juntar) e se refere ao objetivo final e comum a todas as linhas de Yoga, a re-conexão do indivíduo consigo mesmo e união, integração com o Universo...ou melhor dizendo...a dissolução da ilusão de separativiadade.


Algumas autoridades opinam que o Yoga nasceu diretamente do Xamanismo (arte sagrada de mudar o próprio estado de consciência a fim de penetrar em outros domínios da realidade) e dessa forma teria se iniciado na região da Ásia Central (mais especificamente na Sibéria) chegando à Índia com o deslocamento dos povos para a região Indostan, adquirindo então suas características mais marcantes e nomenclatura. Segundo Michael Harner, a transição do Xamanismo ao Yoga aconteceu na época em que surgiram as primeiras cidades-estado e que os xamãs começaram a ser perseguidos e mortos, tendo então de encontrar um meio silencioso de alcançar a expansão da consciência. 

O Xamanismo foi datado em cerca 25.000 a.C. porém muito provavelmente é mais antigo, pessoalmente me inclino a acreditar nisso, pois tive oportunidade de conhecer a Sibéria (região montanhosa de Altai) nos anos de 2005 e 2007, tendo contato com grupo de descendentes da cultura xamânica, que afirmam ter o Xamanismo Siberiano 40.000 anos.





Nessa experiência percebi ser uma cultura fantástica, com uma diversidade de conhecimentos muito grande, afirmam por exemplo,
que o homem tem não uma, mas cinco almas....Uma vivendo no passado (a alma Tios, simbolizada por um peixe e da qual nos devemos libertar), uma vivendo no presente (a alma Kut, simbolizada pelo cervo e que denota condições de saúde física e energia vital), uma vivendo no futuro (alma bos, simbolizada pelo pássaro e que nos traz uma visão das possibilidades e clarividência), uma que vive fundida à Alma Divina – Deus Tengri (alma Ayi e que nos traz intuição e sensação de união com o Todo) e por ultimo a alma que viaja entre os mundos (alma Sur, simbolizada pela alma do ser humano, e que é responsável pelos sonhos lúcidos,a viagem do transe e comunicação com o mundo dos espíritos).

Também uma das técnicas mais conhecidas do Yoga – sentar-se de pernas cruzadas e coluna ereta, em algumas das diversas posturas yogues – tem a sua prefiguração xamânica. No livro Where the Spirits the Wind, a antropóloga norte americana Felicitas Goodman examinou diversas posturas xamânicas que são usadas para provocar o êxtase ou viagens para fora do corpo. Parece que cada postura tem um efeito especifico para a mente.

É difícil provar essa teoria de que o Yoga tenha influencia das praticas xamânicas, porem os xamãs siberianos afirmam reconhecer no Hatha Yoga algumas posturas corporais comuns também nas práticas do Xamanismo Siberiano, como a imitação de animais (transfiguração).










A finalidade última do yogin, porém, é ir além dos níveis sutis da existência explorados pelo xamã e realizar o Ser transcendente, transdimensional e não qualificado, que o yogin sabe ser sua identidade mais profunda.

Mas, voltemos à Índia…..Os indianos crêem que o criador do Yoga foi o próprio Deus Shiva, logo ao procurar as primeiras representações dessa divindade, encontramos Pashupati, o Deus dos Animais, que tem referencia no Mahabharata e do qual foram encontradas sítios arqueológicos Neolíticos, nas cidades de Monhenjo-Daro e Harappa (Vale Indo) com pelo menos 5.000 anos.



São sinetes de esteatita com imagens de um homem sentado em asana, comprovando existência dessa prática já nesse período.


Já a mitologia conta que Shiva revelou o Yoga à sua esposa Parvati, à beira de um rio, porém esta adormeceu profundamente. Um peixe, embevecido com as inspiradas palavras do maháyogi, ergueu-se acima das águas agitadas do rio para que nenhuma das palavras do mestre se perdesse. Apiedado da criatura aquática que se tornara um discípulo insólito, Shiva o tranformou em homem, que passou a se chamar Matsyendra (soberano dos peixes) e o primeiro mestre de Yoga da linhagem Natha (tradicional linha de mestre de Yoga na Índia).







O sono de Parvati, longe de ser ofensivo, oferece uma ilustração de um dos mais profundos temas do Yoga: a natureza da consciência e suas alterações de estado.



O fato é que qualquer que seja a origem do Yoga, a configuração atual da filosofia e práticas se desenvolveu e consolidou apenas na Índia, onde se ramificou em alguns sistemas principais (Bhakti, Jnana, Karma, Kriya, Raja e Hatha Yoga) que abordaremos posteriormente...


Um comentário:

  1. Encontrei seu post quando pesquisei no google "onde yoga e xamanismo se encontram"... E adorei o texto pois sou prof de yoga e uma buscadora no xamanismo. Gostaria de saber onde tens referencia de Felicitas Goodman e Michael Harner. Tem algo deles em portugues?

    ResponderExcluir