segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Yoga e suas ramificações






Os seis principais sistemas em que o Yoga se ramificou são: Bhakti, Jnãna, Karma, Kriya, Raja e Hatha Yoga.

A saber:

1. Bhakti (Yoga devocional) suas principais práticas são: ouvir, cantar (mantras), lembrar e servir amorosamente. 

2. Jnãna (Yoga do conhecimento) baseado nos Upanixads (parte final dos Vedas) e caracterizado pelo estudo, investigação e discernimento intelectual.

3. Karma (Yoga da Ação ou Serviço) quando praticante dedica todas as suas ações e frutos à Divindade, muitas vezes trabalhando em prol da humanidade.

4. Kriya Yoga, sistema que remonta tempos imemoriais, tendo sido resgatado na modernidade através do Yogi Lahiri Mahasaya, que recebeu os ensinamentos diretamente do





Mahavatar Babaji (descrito como um cristo yogi imortal que vive nos Himalaias),







divulgado amplamente pelo Swami Paramahansa Yogananda em seu livro “Autobiografia de um Iogue” e que hoje conta com uma organização mundial, a Self-Realization Fellowship (com sede nos EUA).










5. Raja ou Ashtanga (Yoga de oito passos - Yoga Real): 



baseado no Tratado Yoga Sutra de Sri Patanjali é a modalidade mais elevada, conduzindo o aspirante ao silencio interior e à Liberdade.

O Yoga Sutra de Patanjali contém 196 aforismos (sutras) escritos em sânscrito, que seria a compilação do resumo de alguns séculos de debates entre filósofos e praticantes do Yoga.

È nesse tratado que se encontra a definição do Yoga:



Yogaçcittavrttinirodha

“O Yoga é o nirodha das vrttis de citta


Nirodha é o recolhimento, o ato de trazer para dentro algo que se espalhou do lado de fora.

Aquilo que se espalhou “do lado de fora” e que precisa ser recolhido é designado pela palavra vrtti

As vrttis seriam, portanto, expansões radiais de uma entidade central, espiritual, que partem em direção ao mundo manifestado, ou seja, as emanações.

A entidade central, cujas expressões manifestadas, ou vrttis, estariam sendo recolhidas com a prática do Yoga, é designada pela palavra citta.

Citta é um eixo em torno do qual giram as atividades mentais do ser humano, podendo simplificadaente ser traduzida como Mente.

Então a definição seria:

O Yoga é o recolhimento das emanações da Mente.


Os sutras são divididos em 4 capítulos:


  • Samádhipáda (capítulo do Samadhi)

O samadhi é uma condição superior da consciência, que fica a meio caminho entre a vigília e a inconsciência, na qual o praticante de Yoga precisa se colocar para poder realizar a meditação.
O primeiro capítulo é o que traz a maior variedade de assuntos, uma vez que trata de apresentar resumidamente todos os requisitos à prática do Yoga.

  • Sádhanapáda (capítulo da prática)

Esses mesmos requisitos serão observados no segundo capítulo sob uma ótica mais prática, que apresenta os oito passos da realização do Yoga: 


1. Yama: código moral composto por 5 itens, refere-se a atitudes a serem evitadas: ahimsa (não violência), satya (compromisso com a verdade), asteya (não roubar ou isenção da avareza), brahmacharya (controle do prazer sensual) e aparigraha (desapego, não possessividade, não cobiça)
2. Niyama: refere-se a atitudes a serem praticadas, auto-purificação e estudo, também composto por 5 itens: saucha (purificação, limpeza), santosha(contentamento), tapas (disciplina, austeridade), svadyaya (auto estudo e estudo das escrituras sagradas), ishvara pranidana (devoção e entrega à Deus).
3. Asanas: postura do corpo, firme e confortável.
4. Pranayama: controle da respiração, energia vital.
5. Pratyahara: controle e abstração dos sentidos.
6. Dharana: concentração.
7. Dhyana: meditação.
8. Samadhi: iluminação.


  • Vibhútipáda (capítulo dos resultados)

Tem por tema a meditação do Yoga (o samyama) e os resultados que ela produz.

  • Kaivalyapáda (capítulo da Integração)

O último capítulo trata do objetivo final do Yoga, o Kaivalyam.
O Kaivalyam é a destruição de todo o apego à diferenciação, e a vivência da integração total do indivíduo com tudo o que existe, como se fossem uma mesma e única existência absoluta.

Os sutras tornam evidente o fato de que o Yoga é uma disciplina que trabalha com a mente, e que o corpo é apenas uma ferramenta adicional para o correto desempenho prático.




6. Hatha Yoga (Ha-Sol e Tha-Lua)





As sílabas (Há e Tha) referem-se às duas correntes que regulam os processos de nosso corpo (energia positiva e negativa, respectivamente, lado direito e esquerdo do corpo) o Hatha Yoga tem enfoque na promoção da saúde física e o despertar da energia Kundalini (Shakti) levando-a da base da coluna ao topo da cabeça, proporcionando ao yogi a expansão de sua Consciência e união com o Princípio Cósmico.
Esse sistema de Yoga surgiu da Tradição indiana Natha, e atualmente é o mais conhecido e praticado no ocidente. Suas características principais são as posturas corporais (Asanas), exercícios respiratórios (Pranayamas), Chaves e Selos de energia (Bandhas e Mudras), técnicas de limpeza do corpo (Shat Kriyas) e a Meditação.
A bibliografia básica para o Hatha Yoga é o Yoga Pradipika, o Gheranda Samhita e o Shiva Samhita. Deixo aqui um link para download gratuito dos três livros: (http://www.yogavidya.com/freepdfs.html)

O Hatha Yoga moderno teve uma de suas maiores influencias com o mestre Tirumalai Krishnamacharyaum brâmane nascido há mais de 100 anos em uma pequena vila do sul da Índia.

Khishnamacharya influenciou ou talvez até tenha inventado as formas de Yoga praticadas atualmente. Seus quatro principais discípulos desenvolveram as principais subdivisões do Hatha Yoga no mundo moderno e contribuíram enormemente para popularizar o yoga no Ocidente. São eles:



Pattabhi Jois (Ashtanga Vinyasa Yoga) pioneiro em refinar as posturas, colocá-las em seqüência e em associar valor terapêutico a elas. Ao combinar o pranayama (exercício respiratório) com a asana (postura), ele transformou as posturas numa parte integrante da meditação em vez de ser apenas um passo que levava ao estado meditativo.

BKS Iyengar (Iyengar Yoga) método refinado de alinhamento postural, concentração e permanência noas posturas, tornando a anatomia do corpo perfeita.

Indra Devi (Yoga Integral) prática de posturas e movimentos corporais, exercícios respiratórios e mentais.

TKV Desikashar (Viniyoga) A palavra "Viniyoga" quer dizer "aplicação". As técnicas do yoga devem ser aplicadas conforme os níveis das pessoas. Portanto, "Viniyoga" não é um yoga diferente, mas um modo diferente de ensiná-lo.


Muitas pessoas me perguntam também sobre o Swasthya e o Power Yoga, atualmente muito difundido em academias de ginástica e estúdios no Brasil. Esses estilos são releituras contemporâneas do Hatha Yoga tradicional e Ashtanga Vinyasa Yoga, respectivamente, feitas por mestres ocidentais. O Swasthya é uma sistematização do Hatha Yoga feita pelo brasileiro DeRose e o Power Yoga, criada por um mestre norte americano, é um estilo que trabalha com exercícios mais dinâmicos e seqüências conectadas, uma adaptação ocidental do dinamismo do Ashtanga Vinyasa Yoga.

Em resumo e de forma simplista, podemos afirmar que todos os estilos de Yoga que envolvem asanas, pranayamas e se focam na promoção da saúde psico-física associada à meditação, seja qual método, o nome que é dado, mestre que o adaptou ou a forma de ensiná-lo são essencialmente Hatha Yoga.

Bem, depois dessa descrição e abrangência de ramificações do Yoga ao longo dos anos, para o iniciante pode surgir a dúvida: “qual o melhor yoga para mim?” ....

Para isso é importante definir dentro de si quais são seus objetivos com as aulas, as características de sua individualidade e sua atual condição física e psico-emocional, além disso, realizar uma detalhada pesquisa sobre a qualidade do espaço-centro-academia escolhido e os profissionais que o irão instruir.

Na maioria dos locais onde se ensina Yoga (pelo menos no Brasil) é possível fazer uma aula experimental das modalidades oferecidas, o que é muito indicado. No final das contas, iremos descobrir que “melhor Yoga” é aquele que traz à superfície a perfeição que está dentro de cada um de nós.





Um comentário:

  1. Gostei muito do texto e do blog! Conheça meu blog e leia esse meu texto sobre Yoga: http://carolina-carvalho.blogspot.com/2009/06/essencia-do-yoga.html

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